Se você pensa que a disposição da vitrine de óptica não influencia nas vendas, tenha ciência de que isso é um grande engano!
Quando a óptica se mostra mais organizada há maior credibilidade da parte dos clientes, aumentando as chances de consumirem algo que tem a oferecer.
Sendo assim, se você não está contente com a disposição de seus produtos ou se acha que há algo que pode melhorar, fique atento às dicas que trazemos nesse artigo.
Saiba como organizar a vitrine da sua óptica para os seus clientes
A principal dica para conseguir uma vitrine de óptica que chame a atenção é justamente a organização. Os óculos não devem estar dispostos de qualquer maneira, pois isso afasta o cliente.
Primeiramente, divida as seções entre infantil e adulto. Deixe os óculos infantis em um nicho próprio para que os pequenos possam avaliar os modelos separadamente, isso ajuda as crianças a se sentirem mais confortáveis.
O mesmo vale para o conforto dos adultos, pois não é interessante para o cliente ser incomodado por crianças enquanto tenta encontrar algum modelo.
Depois, é importante dividir entre os óculos de sol, os óculos de grau e os modelos 2×1 (caso haja). Os óculos de sol normalmente são organizados de forma mais estilosa, com acessórios próximos para despertar o interesse.
Eles costumam ficar nos stands mais próximos à frente da loja, pois é justamente onde bate mais sol. Dessa forma os clientes já conseguem avaliar se gostaram do efeito das lentes ou não.
Feito isso, é fundamental que os modelos sejam agrupados de acordo com o estilo. Desta forma não é preciso ficar procurando caso o cliente já tenha em mente que tipo de armação deseja.
Sendo assim, separe-os em armações de acrílico, metal, sem aro na parte inferior, dentre outras particularidades.
Agora, há alguns pontos essenciais que também devem ser incrementados na vitrine de óptica:
- Todas as vitrines devem estar totalmente limpas, sem marcas de dedo ou manchas (e o mesmo vale para as lentes dos óculos)
- Deixe-os expostos de maneira que o cliente possa prová-los
- Distribua vários espelhos na loja
- A luz deve ser boa para valorizar a pessoa, pois isso ajuda o cliente a gostar do modelo
- Deixe os óculos mais vendidos na altura dos olhos (na seção masculina, deixe-os um pouco mais altos, pois homens normalmente possuem estatura maior)
Dicas para vitrine de óptica infantil
A estratégia de exposição na vitrine de óptica na seção infantil é basicamente a mesma, mas há um detalhe que faz a diferença, visto que crianças têm maior tendência em deixar os óculos caírem.
A dica é colocar um fio de proteção em cada modelo, de modo que os óculos fiquem presos e não haja a possibilidade de os derrubarem.
É uma espécie de cordão e a criança consegue vestir os óculos, mas o comprimento do fio não permite que eles caiam no chão. Os pequenos são um pouco descuidados e isso é comum, sendo uma forma de preservar o modelo.
Conheça as lentes do Grupo Embrapol
Todo o aspecto visual da vitrine de óptica é fundamental e promove grande influência da permanência do cliente. Entretanto, isso não é a única determinante para aumentar a quantidade de vendas. É preciso ter qualidade.
O cliente é atraído pela estética e pelos modelos em sua óptica, mas só voltará a procurar o estabelecimento se os produtos oferecidos forem realmente bons e tiverem custo x benefício.
Então, ter uma vitrine de óptica organizada e produtos de qualidade é a receita para fidelizar clientes.
O Grupo Embrapol é uma empresa altamente conceituada que certamente contribuirá com soluções e alternativas inovadoras para seu negócio.