Usar óculos de grau é algo cada vez mais comum também para os jovens. Sendo assim, atualmente existem lentes e armações que oferecem ainda mais conforto e durabilidade.
No entanto, em tempos de pandemia do novo coronavírus, o uso da máscara acaba deixando as lentes embaçadas, e o motivo é simples:
O calor do ar que sai do nariz, aliado a temperatura das lentes, faz com que a visão fique prejudicada.
Mesmo aqueles que usam lentes antirreflexo acabam sofrendo com esse tipo de problema.
Porém, já há alternativas para aplacar este transtorno. Portanto, vamos acompanhar nos próximos tópicos como isso é possível.
O que são lentes antirreflexo?
Mesmo sendo algo mais comum atualmente, usar óculos de maneira permanente é algo que incomoda muitas pessoas.
Dessa forma, a tecnologia vem trabalhando para melhorar a experiência do usuário e fazer óculos mais confortáveis.
Portanto, uma das alternativas para deixar os óculos de grau mais confortáveis é a lente antirreflexo. Estas lentes são trabalhadas para reduzir o impacto da luz nos olhos, permitindo enxergar tudo com mais nitidez.
Além de tornar a visão mais nítida contra a luz, a lente antirreflexo também é mais resistente contra arranhões e possíveis avarias causadas pelo uso contínuo.
Mas cuidado, apesar de todo o conforto que representam, as lentes antirreflexo ainda embaçam. E não podem ser escolhidas com base nesse único critério, pois nesse quesito, podem decepcionar.
Para entender melhor, vamos falar um pouco mais sobre o motivo pelo qual as lentes embaçam.
Porque as lentes embaçam?
Dentre os incômodos mais comuns de quem usa óculos, certamente está o fato de a lente embaçar.
Além de ser incomodativo, prejudica a visão e pode causar acidentes, principalmente se a pessoa estiver dirigindo ou caminhando pelas ruas.
Mas afinal, porque as lentes embaçam? Ao usar máscara, o ar quente da respiração fica junto que sobe e entra em contato com os óculos.
Desse modo, o ar quente entra em contato com a lente antirreflexo, que normalmente está fria. Sendo assim, há uma condensação do vapor e embaça as lentes.
Como evitar que as lentes antirreflexo embacem
Portanto, vamos ver agora as dicas para diminuir as chances de que o embaçamento aconteça no dia a dia.
Vale lembrar, no entanto, que a lente em si não está imune de ficar embaçada.
A ideia é utilizar produtos que diminuam as chances de embaçar as lentes e tomar alguns cuidados que evitem o problema. Confira a seguir algumas formas de evitar que a lente antirreflexo embace.
Limpeza adequada
Uma das maneiras mais práticas e eficazes para evitar o embaçamento das lentes é fazer uma limpeza de rotina nas lentes. Mas a limpeza não pode ser com qualquer produto.
É indicado o uso de detergente líquido neutro, que não danifica sua lente antirreflexo. Além disso, deixar secar ao natural ou apenas apalpar com papel toalha ou flanela, que vem junto do acessório no estojo.
Limpar a lente com sabonete ou sabão em barra não evita que ela embace, além de prejudicar a qualidade do grau e arranhar o vidro.
Produto para desembaçar as lentes
Além da limpeza com produtos básicos, há no mercado soluções desenvolvidas especialmente para evitar o embaçamento.
A Solução Antiembaçante pode ser usada através de uma flanela ou spray, e previne que a lente embace ao longo do dia.
Desse modo, ao invés de utilizar água e sabão para fazer a limpeza dos óculos, opte por este produto e melhore ainda mais a experiência.
Nós do Grupo Embrapol estamos sempre empenhados em ajudar você a indicar a melhor lente com grau para o cliente da sua óptica.