Que a internet mudou a forma de consumo do público todos nós sabemos. Atualmente é fundamental que as empresas estejam nas mídias digitais se desejam ter sucesso dentro do mercado.
No entanto, além de ter presença digital, é necessário ter conhecimento de quais ações vão gerar melhores resultados, com base em estatísticas e pesquisas sobre o movimento do público.
Um exemplo disso é o dado de que 77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais em suas compras.
Mas afinal, quais ações de marketing para ópticas geram resultados efetivos nas vendas da loja?
Ao longo do artigo a seguir vamos mencionar 7 ações que dão resultados práticos para a loja nas plataformas virtuais.
Comece por um plano de marketing para ópticas
Antes de investir recursos na implementação do marketing para ópticas, é preciso ter um plano de marketing digital. O plano tem o papel de identificar os principais pontos fracos da empresa, potenciais concorrentes e quais as melhores estratégias para se usar.
O ideal é que este planejamento seja feito por uma equipe de profissionais do marketing, podendo ser profissionais contratados diretamente ou através de uma agência especializada.
De toda forma, o plano de marketing vai implementar todas as diretrizes e estratégias para a empresa obter sucesso na internet, podendo assim automatizar todas as ações no futuro.
Site é um dos cartões de visitas da sua óptica
Pois bem, já tendo o plano formulado, agora é o momento de implementar o marketing para ópticas. Desse modo, é fundamental investir na criação e estruturação de um site para a empresa.
Além de ser um cartão de visitas para quem pesquisa a marca no Google, o site também pode ser utilizado como plataforma de vendas, criando um canal de e-commerce.
Sendo assim, o site deve ser usado principalmente para divulgar novidades sobre a loja, produtos recém lançados, bem como conteúdos relevantes sobre o tema, conforme vamos apontar nos tópicos a seguir.
Aposte nas redes sociais
Conforme mencionamos no início do artigo, as redes sociais têm papel fundamental na decisão de compras dos consumidores. Portanto, é indispensável que a empresa tenha uma presença efetiva em canais como Facebook, Instagram e afins.
Dentro do plano de marketing para ópticas, as redes sociais devem servir para manter um contato próximo com o público, oferecendo canais de contato pelo chat. Além disso, as redes sociais são úteis para a segmentação do público-alvo, servindo como base de dados para avaliar o perfil do público que interage com a loja na internet.
Investir em conteúdos relevantes
Executar ações de marketing para ópticas não é apenas fazer divulgação de produtos e publicações nas redes sociais. Hoje em dia é preciso investir em conteúdos que informam sobre o tema e geram interesse do público sobre a loja e o produto.
Dentro do marketing digital isso é chamado de conteúdo relevante, pois tem valor informativo, mas também é uma importante ferramenta para atrair potenciais clientes. A maior parte destes conteúdos é produzida através de blogposts, dentro do próprio site.
Faça segmentação do público
A abordagem do público está entre as mudanças que a internet impôs no formato de vendas.
Antes a divulgação era feita para o público em massa, sem distinguir quais pessoas teriam mais interesse em comprar os seus produtos.
Dessa forma, no marketing para ópticas é necessário definir o público-alvo. Identificar qual é o perfil dos clientes atuais e quais são os públicos que se deseja alcançar otimiza os resultados, uma vez que se está direcionando as ações para pessoas que têm predisposição a adquirir seus produtos.
Anúncios são sempre uma boa alternativa
Apesar da necessidade de investir recursos financeiros para executar as ações mencionadas nos itens acima, elas não exigem necessariamente o pagamento de espaços publicitários em meios de comunicação.
No entanto, investir em anúncios para divulgar a marca é uma das ações efetivas no marketing para ópticas. O Google Ads, por exemplo, permite que você direcione as pesquisas da plataforma para os links da sua empresa, como site e redes sociais.
Mantenha contato próximo com os clientes
Por fim, uma das dicas mais valiosas para o marketing para ópticas gerar vendas na internet é manter contato o mais próximo possível com os clientes.
Isso vale tanto para o momento pré-venda quanto para o pós-venda. Antes de vender, o contato deve ser mantido com publicações interativas, canais de chat e portal com perguntas frequentes, esclarecendo eventuais dúvidas.
Já o atendimento pós vendas pode ser feito por e-mail, com o envio de cupons de desconto e sugerindo a avaliação do serviço. Além disso, disponibilizar telefone e canais de atendimento para solucionar problemas na compra é fundamental para fidelizar o cliente.