A pandemia do novo coronavírus, que assola o mundo desde o final de 2019, provocou mudanças não apenas nos cuidados com a saúde, mas também com a rotina da população, principalmente no Brasil. Isso porque com as restrições sobre o funcionamento dos comércios, muitos segmentos passaram a investir em outras frentes para conseguir alcançar o seu consumidor. Contudo, como o mercado óptico reage com essas mudanças que vão além da economia e como passar por este período e manter a proximidade com o consumidor final?
Só para exemplificar, de acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), a atividade econômica brasileira teve uma retração de 7% em abril de 2020, muito por conta das questões econômicas e também sanitárias que o mundo passou. Entretanto, o mercado óptico não sofreu tão drasticamente com relação a outros segmentos, já que muitas autoridades reconheceram este mercado como um serviço essencial.
Neste artigo, você vai conhecer mais sobre o comportamento do consumidor, tanto antes, durante a pandemia e também estudos que apresentam dicas para que o mercado óptico possa retomar o crescimento e expansão.
Mercado óptico e as compras pela internet
É importante lembrar que o público passou a mudar o seu comportamento na hora da compra, o que fez com que as visitas presenciais fossem substituídas pelo mercado on-line. O segmento digital, inclusive, já vinha em expansão em anos anteriores.
De acordo com um levantamento realizado pela NZN Intelligence, em 2019, 74% dos consumidores preferem a modalidade on-line em relação às compras realizadas em lojas físicas. Já em 2020, ano do auge da pandemia, o crescimento nas compras pela internet chegou aos 50% a 75% . Por conta disso, o mercado óptico passou a enxergar nas compras on-line e o trabalho por meio das redes sociais uma oportunidade de se aproximar do público e fidelizá-los.
Mercado óptico: Cuidado nas compras pela internet
Essa aproximação do mercado óptico no meio web traz muitas vantagens. Entretanto, existem pontos que devem ser levados em consideração, principalmente o contato das ópticas com os seus fornecedores para adquirir lentes, por exemplo.
É necessário tomar cuidado e pesquisar, com atenção, a credibilidade do fornecedor no qual vai adquirir os produtos do mercado óptico, já que existem estabelecimentos que oferecem esses materiais por valores mais baratos, mas sem ter passado pelos testes adequados pelos órgãos de fiscalização e sem ter alvarás que os autorizam a produzir este tipo de itens. Diante disso, é importante ficar atento, tanto na hora de comprar quanto no desenvolvimento da atividade e-commerce para os seus clientes, já que ela deve seguir com os prazos de entrega e especificações adequadas.
Mudança de comportamento dos brasileiros no mercado óptico
Com essa mudança no comportamento dos brasileiros, que passaram a prezar mais pelo cuidado com a saúde e também nos trabalhos on-line, o mercado óptico, assim como outros segmentos, precisou se reinventar para captar o público.
Só para exemplificar, recentemente, a Nielsen Brasil apresentou, os resultados do estudo global Vida Pós Covid-19, no qual apresenta pontos importantes, que vão desde antes, durante o período de isolamento social e o que isso pode impactar no futuro.
Um dos pontos mais citados para os fabricantes e o comércio varejista de vários setores, inclusive do mercado óptico são:
Fabricantes:
- Saúde e higiene ganha uma importância ainda maior;
- Trabalhar com os canais digitais e locais;
- Transparência total da empresa;
- Desenvolver uma proximidade maior com o consumidor, indo além das sedes físicas e digitais, por meio das redes sociais e canais de atendimento virtual.
Comércio:
- Desenvolver iniciativas para inspirar a experiência no varejo, seja online ou presencial;
- Trabalhar de forma ainda mais digital, por meio de agentes virtuais, exposição dos produtos nos sites, uso das redes sociais;
- Reconstrução da confiança, por meio de programas de fidelidade, ações locais e o cuidado pela higiene.
Considerações
Ainda não existe um prazo para que todo o país seja vacinado e possamos retomar 100% a vida além do online, mas uma coisa é certa: tudo vai mudar e não será como antes da chegada da COVID19 no Brasil. Diante disso, é importante que você tenha um amplo conhecimento do mercado óptico, como ele tem reagido e como se reinventar para seguir essas mudanças, reinventar, tanto na relação com os consumidores como também com os fornecedores, a fim de se sobressair no mercado, inclusive no segmento óptico.