O mercado óptico, assim como outros segmentos, possui uma grande disputa e se destacar em meio aos concorrentes pode parecer uma tarefa árdua. Contudo, algumas estratégias ditas como simples podem ser determinantes para que a sua óptica conquiste o carinho do público e fidelize clientes em potencial.
Para te ajudar nesta missão, acompanhe este artigo feito especialmente para você nunca mais se perguntar como pode atrair novos consumidores para a sua óptica. Contudo, é importante levar em consideração a necessidade de estudar a região no qual a sua óptica está residindo e o público-alvo, para que haja um enfoque maior ao seu público.
Em primeiro lugar, é importante lembrar que o vendedor de óptica precisa conhecer as necessidades do seu consumidor, desde as características, qual o tipo de lente que ele vai utilizar, entre outros. A partir disso, é essencial contar com o máximo de conhecimento sobre cada tipo de armação e lente para tirar todas as dúvidas possíveis.
Só para exemplificar, uma situação é se na receita não existe o tipo de lente ou indicação do médico. Neste caso, procure conhecer mais sobre a pessoa:
- Se ela já utiliza óculos;
- Qual o grau dos óculos que procura;
- Qual o tipo de armação procura;
- Esta é a primeira vez que utilizará óculos.
Caso a pessoa utilize lentes de grau médio ou alto ou se ela tem marcas no nariz devido o peso da armação, sugira modelos mais finos para oferecer um conforto maior.
Agregar valor ao produto que você comercializa é essencial
Coloque-se na seguinte situação: Quais os motivos que farão o cliente optar pelo seu modelo de óculos e não o da concorrência? A partir desta pergunta, liste os pontos positivos que vão agregar valor para os seus produtos e, com isso, utilize essas características como argumentação para conquistar o público.
Mais do que o preço, as pessoas levam em consideração outros fatores importantes antes de adquirir um determinado tipo de óculos. Além de ser funcional, ele precisa ser bonito, muitas vezes, já que vai compor o visual do consumidor em situações do seu dia a dia.
Contudo é importante ficar atento, pois se o modelo de óculos não cumprir as expectativas prometidas, o cliente pode não querer usar o acessório, o que além de comprometer a visão dele vai impedir que ele queira frequentar a sua óptica.
Mais do que a necessidade para a visão, o conceito do óculos também envolve o estilo, proteção e a adequação, como dito acima, por isso é necessário contar com uma grande variedade de armações para todas as idades e públicos. Além disso, a armação escolhida deve atender a alguns fatores, como, por exemplo:
- O tamanho, no sentido horizontal, não deve ultrapassar a largura do rosto na altura das têmporas;
- Já verticalmente, a armação não deve ultrapassar a linha das sobrancelhas e nem tocar as bochechas.
Sobre a entrega dos óculos
Modelo escolhido, compra feita, falta apenas a entrega, tudo certo? Não. A forma de entregar os óculos para o seu consumidor é muito importante e deve levar em conta também alguns fatores. Em primeiro lugar, assim que o modelo chegar do laboratório deve ser feita a análise levando em conta:
- Espessura correta;
- Acabamento;
- Tratamentos;
- Se existem arranhões;
- Coloração;
- Medidas;
- Entre outros.
Entre em contato com o cliente após verificar que está tudo certo e também oriente-o sobre os cuidados necessários com a armação e a lente, principalmente questões básicas como armazenamento e limpeza adequada. Caso a lente seja multifocal é necessário verificar se a cruz que representa a referência do centro óptico coincide com o centro da pupila.
É necessário entregar junto com os óculos o certificado de autenticidade das lentes. Mais do que o produto, um atendimento cordial e respeitoso com o público também são diferenciais marcantes para que o cliente lembre-se positivamente da sua óptica e volte novamente, além de indicar outras pessoas que podem se tornar futuros consumidores.
Depois de conhecer todas essas dicas, agora temos uma pergunta: Você já pratica alguma dessas estratégias? Se a resposta for não, pense mais sobre estes aspectos e reinvente-se que, com certeza, você se destacará no mercado.
Sucesso e bons negócios!